A (des)construção da Aquilon

Trabalhar com bicicleta é literalmente trabalhar com aquilo que mais gosto. Não são poucas as vezes em que minha esposa briga comigo, por chegar tarde demais do trabalho. Um dos mais recorrentes motivos é terminar o dia de “lavoro” para bicicletas/peças de clientes e se divertir com as minhas próprias bicicletas.

No caso desse post, a bicicleta que vou falar a respeito é a Aquilon, que foi um presente que ganhei da minha esposa no meu aniversário de 28 anos e trazida de Portugal na muamba pelo Pedro Sant’Ana (S’A Bicicletas) e por alguns motivos, acabou sendo totalmente reconfigurada. ENTÃO, SENTA QUE LÁ VEM TEXTÃO!

Fique de olho na black friday SRD

A FRANCESINHA MOSCA BRANCA – Não encontrei muita coisa a respeito da marca AQUILON na internet. Uma ou outra bike urbana dos anos 70 e o exemplar que tinha em mãos. Ela era montada com kit freios Mafac racer, Pedivela Stronglight de três pontas, marchas simplex, rodas tubulares Mavic e frameset feito com tubos Reynolds 531.

13907052_1278291608848572_1510996725301908664_n
Ela chegou assim: Aquilon France, um charme francês.

A DECADÊNCIA DA COITADA – Ela foi desmantelada conforme o uso. Quando comecei a mexer nela, me dei conta que não sirvo pra ter bicicleta “placa preta”. Eu queria usar – e usei muito na configuração original – até começar os problemas de pedalar uma bicicleta antiga:

  1. Pneu tubular estava um lixo (um novo é uma fortuna), então troquei os aros para clincher. Ao menos, era Mavic também.
  2. Selim, apesar de lindo, era desconfortável – e sou dono de uma marca de selim, logo foi substituído por um SRD Offwhite.
  3. Pedal quebrou e era padrão rosca francesa: não pensei duas vezes em mandar refazer a rosca para o padrão inglês.

P_20161026_182114.jpg

 

Depois dessas primeiras modificações, usei ela bastante no dia a dia, tanto pra commuter quanto pra treino. Mas é claro que ela não ia aguentar o tranco. Movimento central começou a afrouxar direto (maldita rosca francesa) entre outros pequenos reparos, mas não tinha problema, eu arrumava. Mas até que em um belo pedal de sábado, eu fui na Zona Leste com o Daniel (Studio Vila) e no meio do caminho, fui atropelado 😥 não foi coisa séria, mas ela virou um caranguejo. Aí foi quando descaracterizei ela por completo.

Fique de olho na black friday SRD

P_20170428_104506.jpg

Tentei alinhar por conta o garfo, mas sem sucesso. Mas todo o grupo antigo saiu e coloquei um setup completo de outra bicicleta que tinha e o quadro tinha ido pro saco (cupim de aço feelings). Aí ela ficou como na foto acima: grupo shimano Sora 3500 3x9v, rodas mavic a119 com cubos shimano (dianteiro dínamo), mesa Nitto technomic e troquei o forro do selim por verde.

Rodei um bocado assim, mas era soltar a mão e ela começar a virar sozinha – e isso incomodava pra caramba. Viajei de lua de mel e quando voltei, depenei ela inteira, comprei um garfo tange cantilever novo e pedi ao Vinicius (Dinâmica bicicletas) para alinhar o quadro e soldar os brazed ons para freio cantilevers.

Tive a brilhante ideia de querer converter um grupo shimano que é preto para polido, afim de deixar a magrela com a melhor estética neo-retro velo possível. Isso se deu por causa de um perfil que encontrei no facebook do Chris Howard,  que trabalha com polimento e faz essas conversões de grupos modernos para polidos. Aí lá vai eu fazer o mesmo com o coitado do sora:

Essa parte do polimento merece um post à parte, mas resumindo, foi um trabalho de idiota que provavelmente eu vou fazer novamente. Terminado isso, começou a montagem. Não teve muito drama, pois ela já tinha sido montada com as mesmas peças, porém tudo fora do “dress code”.

Finalmente, ela terminada:

Depois da saga eterna, a última coisa foi esperar chegar o farol dínamo que comprei pelo eBay. Tenho as peças originais dela e vivo um dilema: montar uma bike com tudo pra colocar à venda ou guardar? Ambas opções, tentadoras. Mas está aí, pronta, linda para eventos e continuo usando no dia a dia, mas agora ela aguenta o tranco. Teve um monte de detalhes ainda (padrões de rosca etc) que não mencionei, mas já está bom de textão. Espero que tenham gostado 😉

 

Fique de olho na black friday SRD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s